Analgésicos e a Massagem

Um dos remédios mais consumidos nos balcões das farmácias são os analgésicos, mais conhecidos como aspirinas (ácido acetil salicílico) e os anti-inflamatórios. Aspirina,Tylenol, Motrin e Advil são nomes comerciais conhecidos para quem os toma.

Normalmente estes medicamentos são usados contra dores de cabeças, artrites e pequenas lesões causadas por esportes e variam desde dores suaves até moderadas.

O princípio de funcionamento dos analgésicos é inibir a biotransformação de algumas substância que o organismo utiliza para transmitir a informação de dor ao cérebro, desta maneira, inibindo ou diminuindo a sensação de dor.

Quando a sensação de dor é reduzida ou ausente, a probabilidade de se lesionar a área em questão é maior, seja através de esforço físico ou até mesmo através de uma massagem mais profunda sob a área lesionada.

Isto é um ponto importante a ser observado quando o massoterapeuta se especializa em técnicas de massagem profunda nos tecidos ou em reabilitações focadas em exercícios. Assim, quando a sessão de massagem for mais profunda, o massoterapeuta deve perguntar a seus clientes se eles vem fazendo uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, qual a dosagem, freqüência, tempo de tratamento assim como efeitos colaterais experimentados.

Os anti-inflamatórios e analgésicos alteram a percepção à dor e prolongam o tempo de coagulação do sangue, duas importantes considerações diretamente relacionadas ao uso de técnicas manuais, especialmente técnicas que dão ênfase na pressão sobre os tecidos do organismo, podendo levar ao rompimento de micro-vasos  causando hematomas no paciente. Claro que isto varia de pessoa para pessoa (algumas pessoas são mais sensíveis do que outras) mas sempre deve ser levado em consideração pelo profissional.

Atenção deve ser dada aos pacientes idosos, especialmente se ele estiverem tomando analgésicos e medicamentos contra hipertensão ao mesmo tempo.
O efeito da combinação destas duas drogas no sangue está sob estudo, no entanto, estudos preliminares têm mostrado um aumento na pressão sangüínea.

Alguns pacientes que relatam dores de cabeça durante o período do uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, talvez não saibam, mas podem pertencer a uma pequena porcentagem da população que sofre de uma espécie de contra-efeito, ou seja, o analgésico pode ser a causa da sua dor de cabeça e como eles não sabem acabam tomando mais analgésico para se ver livre dela, tendo como resultado um efeito reverso.

 Quando os analgésicos ou anti-inflamatórios são ministrados através de injeção, é importante que o seu massagista seja informado  para avaliar o local da aplicação a cada sessão. Diversos estudos sugerem que massagear sobre a área onde foi aplicada a injeção pode afetar a liberação da medicamento no local. Além disto pesquisas sugerem que certos tipos de medicamentos  podem causar danos às células do músculo, resultando em necrose no fibra do músculo.

Por isto é importante que seu massagista tenha consciência destas situações para saber a melhor técnica a ser aplicada no local afim de não causar problemas ao paciente. Em alguns casos, tais como área com coloração avermelhada ou irritada,  o melhor é evitar massagear o local.
Estes efeitos devem ser levados em conta principalmente se a técnica utilizada é de grande pressão sobre os tecidos do corpo.

As mesmas recomendações feitas para a injeção devem ser observadas em pacientes que se utilizam de emplastros, hoje em dia relativamente comuns, principalmente para reposição hormonal ou tratamento de doenças cardiovasculares.

A idéia aqui não é colocar estes medicamentos como vilões ou algo assim, mas sim tentar esclarecer como o seu uso (freqüência, dosagem e tempo de uso do medicamento) pode trazer alterações ao organismo que não devem ser ignoradas, principalmente para os profissionais da área.

Alguns pacientes, muitas vezes, esperam resultados imediatos após as sessões de  massagem. Esta expectativa é frequentemente irreal e ambos, massagista e paciente devem estar cientes dos fatos, tais como o uso ao concomitante de alguns tipos de medicamentos que poderão alterar os resultados esperados das sessões de massagem, fora isto, aproveite tudo que a massagem pode lhe trazer de benefícios e bem-estar.

Author Info

AdminPontozen

No Comments

Escreva seu comentário